A astrologia de julho | Leveza, expressão, estruturação.
“Nothing is absolute. Everything changes, everything moves, everything revolves, everything flies and goes away.” Frida Kahlo
→ Eu ofereço estes posts mensais como forma de familiarização com os trânsitos astrológicos. Mas, algo muitíssimo importante na Astrologia é o contexto: o mapa natal de cada pessoa. Quer isso dizer que todos estes trânsitos podem, ou não, ativar determinadas áreas ou tópicos no vosso mapa natal. E, numa interpretação geral como esta, não é possível determinar o impacto nas natividades. Se tiverem interesse em saber que áreas do vosso mapa vão ser mais impactadas, subscrevam o meu Discord onde ofereço taróscopos mensais (astrologia + tarot).
Se quiserem saber como é que estes trânsitos dialogam com o vosso mapa natal, marquem uma consulta comigo. Mais informações sobre cada leitura e agendamento disponíveis no site: https://www.sophiaastarot.com/services Agendamento através do formulário: https://www.sophiaastarot.com/schedule
🎉 OFERTA: ANIVERSARIANTES DE JUlHO - 10% DE DESCONTO EM QUALQUER LEITURA. CÓDIGO: “JULHO10.”
Quem faz parte do Discord também tem 10% de desconto.
Contudo, estes trânsitos estão/vão acontecer e têm manifestações no nosso plano terrestre. Vamos entender como tonalidades gerais do ambiente do mês, ok?
Um passeio através dos trânsitos de julho
Julho é um mês marcado por mudanças relevantes na dinâmica dos planetas pessoais, com destaque para os movimentos de Vénus, Mercúrio e Saturno. Com bastante Fogo e uma Vénus inquieta em Ar: um Verão quente.
A entrada de Vénus em Gémeos no dia 4 altera a abordagem relacional para uma vertente mais intelectual e flexível, ainda que sujeita a dispersão. Os aspetos que faz a Saturno, Mercúrio retrógrado e Marte ao longo do mês indicam um ambiente propício a negociações, reavaliações e potenciais tensões no campo dos valores, relações e decisões práticas. A Lua Cheia em Capricórnio, a 10 de julho, revela o culminar e as tensões que resultam das ações que têm sido motivadas pela segurança emocional e que têm a sua materialização na concretização material, pública.
A retrogradação de Saturno em Carneiro, que começa a 13 de julho, chama a atenção para a revisão de estruturas de autonomia e liderança, pedindo um esforço adicional para manter estabilidade e responsabilidade. Mercúrio também inicia a sua retrogradação em Leão, a 18 de julho, potenciando a revisão de ideias, projetos pessoais e comunicação com foco na afirmação e expressão pessoal.
O Sol entra no mesmo signo, Leão, o seu domicílio, a 22 de julho, marcando um reforço da clareza das intenções e foco sobre as ações, liderança, visibilidade e criatividade, e a Lua Nova em Leão, que acontece a 24 de julho potencia iniciativas estruturadas nessas mesma áreas: liderança, auto-expressão e visibilidade pública.
Julho é um mês de verão quente com muito Fogo e Ar venusiano, em que a Água escasseia. Entre paixões e racionalizações, não nos esqueçamos das emoções.
4 de julho
Vénus ingressa em Gémeos
Começa um período mais leve, comunicativo e mental nas relações. Véuns sai de Touro, onde estava domiciliada, e entra em Gémeos, signo de Ar Mutável. Aqui, Vénus perde dignidade essencial, mas ganha leveza, versatilidade e capacidade de adaptação e comunicação. Torna-se mais curiosa, mental, comunicativa: uma espécie de borboleta social (Ar Duplo). Passa a ser regida por Mercúrio em Leão, que lhe confere um tom dramático, criativo e expressivo, principalmente no que toca às trocas afetivas e à vivência do prazer (Fogo Fixo). Durante este período, Vénus vai fazer aspetos fluídos com Saturno e Mercúrio, e um mais tenso com Marte que poderão trazer alguma seriedade, racionalidade e acutilância aos temas venusianos. Este mês a comunicação é a expressão do amor (mas também a racionalização e a dispersão). A 6 de julho, Vénus em Gémeos faz um sextil Saturno em Carneiro demonstrando uma abertura para estruturar afetos de forma mais madura e responsável, apesar de alguma insatisfação com a rigidez saturnina. A leveza de Vénus pode suavizar a seriedade e a condição debilitada de Saturno em Carneiro nas relações e nas comunicações interpessoais.
10 de julho
Lua Cheia em Capricórnio
Uma culminação ligada a estruturas, responsabilidades e ambições, de iluminação das ações estruturantes (Terra Móvel) . A Lua opõe-se a Sol em Caranguejo e é regida por Saturno (ainda direto) em Carneiro, que se encontra em queda e lento, podendo indicar possíveis frustrações ou tensão na relação entre a criação de segurança e nutrição interior e privada e a necessidade de ação externa e pública; entre a identidade privada e a expressão pública; entre as estruturas emocionais e as estruturas pragmáticas; mas também a possibilidade de reavaliar o que é duradouro e funcional na vida prática. O caráter estruturador e desta lunação é sublinhado pelo trígono da Lua a Marte em Virgem que confere foco nos detalhes e perfeccionismo nas questões mais pragmáticas e racionais.
13 de julho
Saturno retrógrado em Carneiro
Saturno irá estar retrógrado até 28 de novembro (entretanto, reingressa em Peixes, a 1 de setembro). Esta mudança de marcha marca um período de revisão das estruturas de autonomia. Saturno em queda revela as fragilidades da autoafirmação e da relação entre dinamismo/impulsividade e lentidão/maturidade, e a sua retrogradação acentua este desconforto e dificuldade na implementação de limites e sobriedade nas ações e motivações. Regido por Marte em Virgem, que procura eficácia, aperfeiçoamento e capacidade de adaptação (Terra Dupla), reclama disciplina nos detalhes do dia a dia e foco naquilo que mais beneficiará de auto-controlo, disciplina e contenção.
18 de julho
Mercúrio retrógrado em Leão
Temos outra retrogradação, esta mais comum e breve (termina a 11 de agosto). Este poderá ser um momento de reavaliação comunicação, das ideias criativas, dos projetos pessoais que envolvem identidade e exposição. Regido por Sol em Caranguejo, este Mercúrio retrógrado traz uma tónica mais emocional e subjetiva a esse processo (Água Móvel), a expressão pessoal e a visibilidade das emoções pedem uma reconsideração da forma como estas questões são nutridas e energizadas pelas nossas ideias, forma como comunicamos e nos relacionamos. No mesmo dia, Vénus em Gémeos faz um sextil Mercúrio retrógrado em Leão, o que poderá favorecer reencontros, “reconversas” e reconsideração de ideias criativas.
22 de julho
Sol ingressa em Leão (domicílio)
Sol Entra no seu domicílio de Fogo Fixo, espalhando presença, vitalidade e soberania. A energia solar ganha confiança e poder: este é um Sol que brilha com intensidade e estabilidade. É tempo de brilho pessoal, coragem e afirmação criativa num novo ciclo de confiança, criatividade e protagonismo. Entretanto, Mercúrio retrógrado aplica-se a um cazimi que acontecerá no dia 1 de agosto. Quando Mercúrio se junta ao Sol há um momento de clareza. Este alinhamento ajuda a clarificar ideias que a retrogradação pode ter tornado um pouco confusas e a focar no que realmente importa. Pode funcionar como uma preparação para seguir em frente com maior confiança quando Mercúrio voltar ao movimento direto.
24 de julho
Lua Nova em Leão
Uma lunação que faz um trígono a Saturno retrógrado em Carneiro (e sextil a Marte em Virgem). Este poderá ser o início de um ciclo marcado por criatividade, expressão pessoal e confiança, caracterizado por responsabilidade e determinação na procura da estabilidade da autênticidade com alguma disciplina e perseverança. A Lua Nova é um momento pré-ação, pré-visibilidade e poderá significar um momento de recolhimento, isolamento, para avaliar que ações são sustentáveis e que responsabilidades são necessárias assumir para lidar com restrições à capacidade de ação, confiança e liderança. No dia seguinte, Vénus em Gémeos faz uma quadratura Marte em Virgem, o que poderá dar palco a tensões entre desejo de conexão e impulsos individualistas; conflito entre dispersão pelos prazeres e foco pragmático. Pode surgir alguma impaciência, irritação ou exigência nas relações, inflamadas pela comunicação regida por um Mercúrio retrógrado em Leão.
31 de julho
Vénus ingressa em Caranguejo
Julho termina com Vénus a entrar em territórios mais emocionais, no sigo de Água Móvel. Aqui a benéfica não tem dignidade essencial, mas é acolhida pela Lua em Balança, que está domiciliada e reforça os temas de harmonia e vínculo. Vénus torna-se mais sensível, protetora e voltada para o cuidado afetivo e familiar. Nutre emoções e prazeres mais profundos e uma sensibilidade artística e estética dinâmica e empática. Regida pela Lua, estes sentimentos, prazeres e apreciações estéticas andarão um pouco ao sabor das marés e dos fluxos emocionais.
Sugestões para julho
Livro
Detransition, Baby – Torrey Peters
Filme
Portrait of a Lady on Fire (2019), Céline Sciamma
Canção
“She’s in Parties” – Bauhaus
A obra de Frida Khalo
Frida Khalo tinha Ascendente em Leão, Vénus em Gémeos, Sol e Júpiter em Caranguejo (signo os 2 planetas se encontram atualmente), Saturno em Peixes (signo para o qual o planeta se dirige) e Marte em Capricórnio (signo de Terra, tal como o signo em que Capricórnio se encontra, Virgem).
Para além destes trânsitos globais, é necessário ter em consideração que planetas e/ou ângulos ocupam determinados graus dos signos, a forma como interagem com outros planetas e/ou ângulos e as casas regidas por esses planetas. Se quiserem saber como é que estes trânsitos dialogam com o vosso mapa natal, marquem uma consulta comigo. Mais informações sobre cada leitura e agendamento disponíveis no site: https://www.sophiaastarot.com/services
Agendamento através do formulário: https://www.sophiaastarot.com/schedule
🎉 OFERTA: ANIVERSARIANTES DE JUlHO - 10% DE DESCONTO EM QUALQUER LEITURA. CÓDIGO: “JULHO10.”
Quem faz parte do Grupo de Estudo e Prática de Tarot também tem 10% de desconto.
🖤 Esta Newsletter é um projeto de amor e que desenvolvo com muito empenho e carinho. Se quiseres apoiar o que faço, podes fazê-lo de várias formas. Eu fico muito agradecida!
Se quiseres apoiar o que faço aqui
Faz um donativo (este apoio permite que eu possa praticar preços acessíveis a quem precisa de apoio).
Se souberes de alguém que possa ter interesse no meu trabalho ou nas minhas partilhas, podes sempre partilhar os meus links.
Obrigada!